Capacitar os participantes nas melhores práticas de elaboração da planilha de composição de custos e formação de preços para a contratação de serviços de natureza continuada. O Curso enfatiza a Instrução Normativa nº 02/2008 com as alterações procedidas pelas Instruções Normativas nº 03 de 2009 e n° 06 de 2013 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), a Resolução nº 169 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as práticas adotadas no Poder Judiciário da União e no TCU, em especial acórdãos TCU Plenário 1214/2013 e 2859/2013.
O curso aplica-se aos diferentes tipos de serviços de natureza contínua, tais como vigilância, limpeza, manutenção predial, manutenção de equipamentos, transportes, entre outros.
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Servidores envolvidos nos contratos de locação de mão de obra nas áreas de licitações e contratos e controle interno, bem como gestores de contratos com esse objeto.
1 - Planejamento da contratação – Elaboração da Planilha de Composição de Custos e Estimativa de Preços
1.1 Importância do planejamento
• Planejamento da Contratação e impacto no preço
• Relação entre planejamento, julgamento da licitação e contrato
1.2 Pesquisa de preços no mercado
• Técnicas de pesquisas de preços
• Qual a técnica mais adequada a cada tipo de contratação?
• Orientações do TCU
1.3 A elaboração de Planilhas de Composição de Custos:
• Custos previstos com as regras da IN nº 02/08, com as alterações da IN nº 06/13;
• Classificação dos custos dos serviços terceirizados (salários profissionais, encargos sociais, obrigações trabalhistas e verbas indenizatórias);
• Vantagens e desvantagens da Conta vinculada;
• A estimativa de preços dos materiais e equipamentos empregados no contrato;
• Utilização de dias úteis;
• Cálculo do auxílio transporte e alimentação/refeição;
• Tributos incidentes sobre o contrato;
• LDI – Lucros e Despesas Indiretas;
• Técnicas de pesquisa preços;
• O que é reserva técnica e quando incluí-la.
• Cálculo do adicional noturno e horas suplementares
1.4 Especificidades dos serviços de limpeza
• Diferenças do preço por metro quadrado, preço global e preço unitário;
• O que é o projeto executivo de serviços de limpeza e sua importância;
• Custos administrativos dos serviços de limpeza;
• A utilização da produtividade de acordo com a Instrução Normativa nº 03/2009;
• Diferenças entre serviços de limpeza diurna e noturna;
• Reajuste ou repactuação do preço por metro quadrado.
1.5 Conta vinculada
• A criação da conta vinculada específica e os seus impactos na elaboração da planilha;
• Retenção de valores;
• Desconto da fatura e pagamento diretamente aos trabalhadores de salários e demais verbas trabalhistas.
1.6 Desoneração da folha de pagamento instituída pela Lei 12.546/2011
I – Análise do objeto em confronto com a planilha de custos e formação de preços para exclusão da alíquota do INSS dos encargos sociais e inclusão no BDI, nos percentuais de 2% ou 2,5%, de acordo com a Lei nº 12.546/2011 para as empresas que exercem atividades exclusivas de TI e TIC;
II – Desoneração da alíquota do INSS dos encargos sociais ao percentual resultante da razão entre a receita bruta de atividades não relacionadas e a receita bruta total, nos casos de empresas que também se dediquem a outras atividades (venda e varejo);
III – desoneração nos casos de ajustes que não dispõem de planilha de custos e formação de preços.
2 - A análise das propostas
2.1 Aspectos a verificar nas planilhas de composição de custos e preços apresentados pelos proponentes.
3 - A Negociação para prorrogação de prazo e repactuação dos preços em contratos de terceirização
3.1 Itens passíveis de negociação na prorrogação do contrato?
3.2 O papel da gestão do contrato para negociar a repactuação dos preços.
Carga Horária: 16 h/a
Equipe supercia