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Curso Redação Oficial e Elaboração de Relatórios e Pareceres

"A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade". Eça de Queirós. Escritor português. (1845-1900)
Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do Profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.
Os documentos administrativos devem ser claros e convincentes, para que as recomendações ganhem apoio dos gestores e gerem melhorias de desempenho, em benefício da sociedade.
O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o bom funcionamento corporativo.
O Curso REDAÇÃO TÉCNICA - ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E PARECERES estabelece as bases de ação para que os profissionais possam responder, com assertividade, às necessidades de comunicação impostas pelos novos tempos.

10 a 11 de setembro de 2019
Campo Grande/MS

Objetivos Gerais

Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos técnicos (notas técnicas, notas informativas, relatórios, pareceres, despachos), aplicados ao contexto administrativo, de maneira clara, precisa, concisa.
Ao final do treinamento o participante deverá ser capaz de:
- Conhecer novas técnicas redacionais, visando atender plenamente às necessidades informacionais do leitor quanto à clareza e à praticidade das informações a serem prestadas;
- Elaborar relatórios e pareceres em conformidade com a norma culta, atendendo aos princípios de clareza, precisão e concisão;
- Eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar "ruídos" no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade da informação;
- Sensibilizar o servidor para a importância do técnico na análise técnica apresentada aos gestores da instituição ou aos Órgãos de Controle;
- Aprimorar os documentos técnicos com o consequente aprimoramento na tomada de decisão que dependem de análises técnicas;
- Despertar no treinando a consciência de que comunicação é um processo constante de crescimento.

A quem se destina

Direcionado a Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos, manuais, cartas, ofícios, relatórios de pesquisa, relatórios de gestão e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.

Conteúdo programático

•    A comunicação e sua importância
•    Competência textual: escrever de forma adequada
•    A elaboração do texto – mecanismos geradores
•    O uso da linguagem técnica
•    Os níveis de linguagem
•    Estilo e linguagem do moderno texto técnico
•    Semântica: palavras e expressões adequadas
•    Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor;
•    Como adequar a linguagem ao público e ao contexto situacional da mensagem;
•    Como evitar vícios de linguagem, capazes de afetar a credibilidade do redator e, consequentemente, da instituição a que pertence.


Características do texto técnico
- Coesão
- Clareza
- Coerência
- Objetividade
- Concisão
- Correção Gramatical
- Precisão
- Relevância

Vícios de Linguagem
- Prolixidade
- Ambiguidade
- Pleonasmo ou Tautologia
- Estrangeirismo
- Jargão Fora de Contexto
- Clichês
- Gerundismo
- Chavões

Construindo a lógica das informações
•    A ordenação de ideias visando à coerência textual;
•    Os elementos da coesão textual, fundamentais para o encadeamento das ideias entre parágrafos.

Expandindo o texto
•    A divisão do texto em partes, capítulos, seções e subseções;
•    A organização e a expansão do corpo do texto;
•    A estrutura Deve/Pode/Convém;
•    Os anexos, as notas pé-de-página e as notas de texto.

Argumentação do Texto Técnico
•    Macroestrutura do texto argumentativo
•    Formas de persuasão
•    Argumentos e contra-argumentos
•    Conceitos e estrutura de documentos técnicos
•    Técnicas para escrever documentos técnicos
•    Hipótese e tese
•    Conceito, importância, especificidades e impacto na gestão
•    Estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão
•    Recursos de formatação e ilustração

* A revisão gramatical será feita, de forma assistemática, com base nas dificuldades apresentadas pelos treinandos ao longo do curso.
Gramática Oficial (atualizada pelas novas regras ortográficas válidas a partir de 1º de janeiro de 2016), aplicada aos documentos administrativos e relatórios, pareceres e notas técnicas.

suelyzcobucci

Instrutor(a)

Suely Cobucci

Educadora Empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH), Diretora da Cobucci - Desenvolvimento Humano Ltda., Mestranda em Liderança pela Unisa – Universidade de Santo Amaro-SP, Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela FUNIBER - Fundação Iberoamericana Espanha/Brasil, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UniCEUB, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012)licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council.  Consultora responsável pela atualização, ampliação e revisão da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil. Consultora responsável pela elaboração do Manual de Redação e Estilo do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Consultora responsável pela elaboração do Manual de Redação da Embrapa. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB - Universidade do CEUB. Professora aposentada da cadeira de Redação e Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É professora do Cespe – Centro de Seleção e Promoção de Eventos – na área de Redação Oficial dos cursos de formação para os recém-aprovados em concurso público. Autora do livro: O Domínio da Redação Empresarial – Exigência de Qualidade nas Organizações (no prelo). Desde 1994, dedica-se ao estudo de temas ligados à melhoria de performance, autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, tendo participado de inúmeros eventos presenciais e a distância, em Brasília e no Brasil.

Local

Grand Park Hotel – Av. Afonso Pena, 5282 – Chácara Cachoeira

Campo Grande/MS

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Horário: 8:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30.

Incluso: Pasta, Apostila, Caneta, Bloco de Anotações, Certificado, Coffee Break

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 1.980,00

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
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O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

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