Central de Atendimento
Telefone de Contato
0800 724 7720
(67) 3348 3300

Curso Gestão Patrimonial, Almoxarifado e o Desfazimento de Bens

09 a 10 de maio de 2019
Porto Velho/RO

Objetivos Gerais

Capacitar os participantes a identificar e compreender:
•    A classificar os materiais de acordo com as regras da contabilidade aplicadas ao setor público;
•    A importância da gestão de materiais nos órgãos públicos;
•    Metodologias utilizadas para boas práticas na gestão de estoques;
•    As compras de materiais no setor público;
•    A rotinas relacionadas a Gestão Patrimonial, em especial: Incorporação e tombamento; inventário de bens patrimoniais; movimentação de bens patrimoniais; reavaliação e depreciação; baixa patrimonial e alienação.

A quem se destina

Servidores do setor de patrimônio de prefeituras e suas secretarias, câmaras municipais e autarquias da administração municipal. Contadores, responsáveis pelo controle de compras, controle interno. Secretários municipais, diretores, chefes de departamento e demais profissionais da área pública envolvidos no controle dos bens patrimoniais.

Conteúdo programático

1.    Conceitos iniciais
a.    Tipos de recursos nas organizações;
b.    Conceito de recurso material e patrimonial;
c.    Objetivos da gestão de materiais em órgãos públicos;
d.    Atividades inseridas na gestão de recursos materiais;
e.    Relação da área de gestão de materiais com as demais áreas organizacionais;
f.    A estruturação da área de gestão de materiais no setor público.


2.    Classificação de materiais
a.    Atributos e etapas da classificação de materiais;
b.    Tipos ou critérios de classificação de materiais;
c.    Possibilidade de fazer ou comprar;
d.    Por demanda;
e.    Por aplicação na organização;
f.    Por perecibilidade;
g.    Por periculosidade;
h.    Por importância operacional – a classificação XYZ;
i.    Por valor de demanda – a classificação ABS;
j.    Material permanente versus material de consumo


3.    A Gestão de Estoques
a.    Conceito de estoque;
b.    Razões para a manutenção de estoques;
c.    Os custos de estoques;
d.    Métodos de previsão da demanda;
e.    Sistemas de reposição de Estoques;
f.    Dimensionamento do estoque de segurança;
g.    Estudo de caso: suprimento e estoque I;
h.    Indicadores relacionados a estoques;
i.    Métodos de avaliação de estoques


4.    Compras
a.    Atributos essenciais para uma gestão de compras eficiente;
b.    A função compras;
c.    O ciclo de compras;
d.    A estrutura do setor de compras;
e.    Negociação com fornecedores;
f.    O perfil do comprador;
g.    Compras em órgãos públicos;
h.    Estudo de caso.


5.    Gestão Patrimonial
a.    Conceitos iniciais;
b.    Incorporação e tombamento;
c.    Inventário de bens patrimoniais;
d.    Movimentação de bens patrimoniais;
e.    Depreciação;
f.    Baixa patrimonial e alienação;
g.    Estudo de caso de desfazimento de bens por doação

vandeirz

Instrutor(a)

Vandeir Luiz da Silva

Servidor Público Federal. Com experiência em inúmeras funções estratégicas em diversos Órgãos Públicos Federais, tendo atuado como: Coordenador-Geral de Planejamento e Orçamento, Coordenador-Geral de Licitações, Contratos, Recursos Logísticos, Assessor Especial, Chefe de Gabinete e Secretário-Geral Executivo. Foi oficial do Exército Brasileiro, Serviço de Intendência, especialização em Gestão Pública na Escola Nacional de Administração Pública. Professor de cursos preparatórios presenciais em Brasília, ministra diversas cursos e seminários em diversas áreas, tais como: Gestão de Materiais, Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública, Direito Tributário, Direito Administrativo e Administração Pública. Na Escola Fazendária - ESAF, Consad e Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, ministra cursos abertos e de formação na área de Logística Pública para servidores públicos, além de contribuir como professor conteudista e revisor.

Local

HOTEL ECOS CLASSIC – Rua Paulo Leal, 611- Centro

Porto Velho/RO

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Horário: 8:30 às 12:00 e 13:30 às 18:00.

Incluso: Pasta, Apostila, Certificado, caneta com marca texto e 4 Coffee Break.

Dados Bancários

Banco Bradesco: Ag.3585-8 c/c:4726-0

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 1.980,00

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos
Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Cursos Presenciais - A SUPER CURSOS não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido gastos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.
Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 48 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

Mais Cursos