Central de Atendimento
Telefone de Contato
(67) 3348 3300

CURSO CHATGPT EM LICITAÇÕES: O QUE É, COMO FUNCIONA E COMO USAR?

Elaboração de Artefatos de Planejamento da Contratação por meio de Inteligência Artificial

Manual Prático na Administração Pública

 

Com as recentes novidades anunciadas pela Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), 2024 representa um marco para as aquisições de bens e serviços na Administração Pública. As contratações e aquisições contam, agora, com novos modelos de compras, além de procedimentos inovadores com o advento da nova Lei nº 14.133 de 1 de abril de 2021.

O New Public Management tende a morrer e dar espaço a uma nova era de governança digital, denominada “Digital-Era Governance”. Esse novo paradigma se vale dos avanços tecnológicos e tem como objetivo torná-los centrais nas ofertas dos serviços públicos. Ou seja, a tecnologia deixa de ser um instrumento que possibilita ganhos de eficiência para se tornar uma solução que ajuda a moldar o próprio serviço público.

Em primeira análise, o New Public Management deixou de ser novo, configurando-se reconhecidamente, em um modelo de meia-idade, o qual, aplicado na realidade burocrática contemporânea, pode gerar adversidades nos resultados esperados. Torna-se urgente reverter esse déficit, enfatizando que a Tecnologia da Informação e os Sistemas de Informação são mecanismos chaves para a continuidade da racionalização dos processos da administração pública na década de 2020.  O futuro chegou. Naturalmente, destaca-se a grande importância que a Inteligência Artificial assume na nova maneira de interagir com os cidadãos e os consumidores de serviço público;

 

Esta Capacitação trabalhará, de forma ampla, prática e didática, a elaboração de artefatos de planejamento da contratação por meio de inteligência artificial.

 

22 a 24 de abril de 2024

Objetivos Gerais

Os servidores e agentes públicos envolvidos no processo de contratações públicas precisam se atualizar com as significativas mudanças trazidas pela publicação de novas normas.

Dessa forma, torna-se imprescindível o uso de novas tecnologias e consequentemente a atualização profissional dos agentes envolvidos com as principais inovações, mudanças e novas responsabilidades trazidas pela novo arcabouço normativo. 

O principal objetivo desta capacitação é oferecer uma abordagem inovadora para acelerar a elaboração de artefatos exigidos na etapa de planejamento de uma contratação pública.

 

A quem se destina

Servidores públicos atuantes na área de Contratações.

Gestores dispostos a lidar com riscos, mas que carecem de orientação.

Demais agentes e gestores envolvidos com a estrutura e os processos de contratação na Administração Pública.

 

Conteúdo programático

1.Histórico da Inteligência Artificial;

 

2.Machine Learning;

 

3.Ética em Inteligência Artificial; 

 

4.Planejamento da contratação por meio Inteligência Artificial:

a. Principais Artefatos de Planejamento: PDTI, PAC, ETP, TR, IRP,

b. Técnicas para evitar ciladas no planejamento da contratação;

c. O demandante se nega a participar da equipe de planejamento da contratação - como proceder para não inviabilizar a contratação?

d. Soluções não nascem de magia. Como adequar requisitos demasiadamente exigentes e incompatíveis do demandante com a realidade? Casos práticos.

e. Pesquisa de preço: como adotar um preço de referência imune a questionamentos e controvérsias? Evite os métodos determinísticos;

f. Prospecção de soluções no mercado: fornecedores e fabricantes não podem ser demonizados. Como estabelecer transparência e lisura no processo de planejamento? Evite impugnações na licitação;

g. Padronização x Vendor Lock In

 

5.Implementação de Governança e Gestão de Risco com ferramentas de Inteligência Artificial

a. Reconhecer o propósito e os conceitos básicos da Governança e Gestão de Risco. 

b. Mas afinal, o que é um risco? 

c. Descrição dos frameworks do COSO I – controles internos, 2013; COSO ERM – Gerenciamento Integrado de Riscos, alinhando a estratégia à performance, 2017; ISO 31000 – Gestão de Riscos;

c. Riscos acompanham objetivos, então é uma abordagem baseada em objetivos! 

d. Controles: Categorias e Classificações 

e. Tipos de avaliação de controles e aspectos a considerar na avaliação de risco.

f. Propósito da avaliação de riscos em auditorias 

g. Maturidade da gestão de riscos da organização;

h. Convenções e conceitos chaves utilizados em Governança e Gestão de Riscos;

Instrutor(a)

Sergio Neiva

Auditor Federal da CGU desde 2012 e onde ocupou diversos como Coordenador-Geral de Auditoria na Secretaria de Controle Interno. É engenheiro de Rede de Comunicações(UnB), especialista em governança de TI e mestre em administração pública pela FGV (EBAPE-RJ). Em 2020, ingressou no Auditors Alliance da OCDE, como membro colaborador. No mesmo ano, foi o vencedor do concurso nacional de monografias promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Antes de trabalhar no setor público, trabalhou no setor de telecomunicações como consultor da Accenture e posteriormente como engenheiro da Telecom Italia Mobile (TIM). Sergio Neiva é especialista no manuseio de plataformas altamente críticas e na avaliação de controles internos, governança e gestão de riscos. Atualmente, seu principal projeto na CGU envolve o uso de data science, machine learning e inteligência artificial na melhoria da eficiência dos órgãos públicos brasileiros, bem como na prevenção e combate à corrupção.É autor de artigos acadêmicos, recebeu menção honrosa da ANPAD por ter concorrido ao prêmio de melhor artigo acadêmico sobre Administração Pública em 2020. À convite do IPEA, escreveu o capítulo “Compartilhamento de Dados entre Órgãos e Entidades da Administração Pública” do livro que abordou o Estudos e Propostas do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais.

Local

Curso EAD síncrono (online - ao vivo)

Mais Informações

Carga Horária: 12 h/aula

Horário: 8h30 às 12h30 (horário Brasília)

Incluso: Apostila em PDF, Certificado.

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 1.980,00

Formato: Curso EAD Síncrono (on line 100% ao vivo)

•Interação em uma plataforma de aulas ao vivo entre professor e alunos;

•O conteúdo é adequado para essa nova configuração de capacitação online, com a mesma qualidade dos cursos presenciais. 

•Todos poderão se comunicar com o instrutor, tanto através de chat como por microfone.

•Os participantes receberão login e senha para acesso a plataforma segura, com transmissão por áudio, vídeo, chat e compartilhamento de conteúdo e, nos dias e horários marcados participarão das aulas.

•Apostila disponibilizada na plataforma ou encaminhada por email em até 24 horas antes do início do curso.

•Certificado 

•O curso ficará gravado e disponível para revisão da matéria por 30 dias.

Os participantes deverão possuir os requisitos técnicos recomendados: Computador e processador: Mínimo de 2 GHz (ou superior) (32 bits ou 64 bits).; Memória: 4 GB de RAM; Disco rígido: 3 GB de espaço em disco disponível; Display: Resolução de tela 1024 x 768; Hardware gráfico: Mínimo de 128 MB de memória gráfica; Sistema operacional: Windows Server 2012 R2+, Windows 10 ou Windows 8.1 de 32 bits e 64 bits. Para obter uma melhor experiência, use a versão mais recente do sistema operacional; Versão do .NET: Exige .NET 4.5 CLR ou posterior; Dispositivos: Câmera de notebook (opcional), microfone e alto-falantes padrão

 

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

 

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

Mais Cursos