Central de Atendimento
Telefone de Contato
(67) 3348 3300

Curso Redação Técnica - Elaboração de Relatórios e Pareceres

"A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade". Eça de Queirós. Escritor português. (1845-1900)
Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do Profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.
Os documentos administrativos devem ser claros e convincentes, para que as recomendações ganhem apoio dos gestores e gerem melhorias de desempenho, em benefício da sociedade.
O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o bom funcionamento corporativo.
O Curso REDAÇÃO TÉCNICA - ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E PARECERES estabelece as bases de ação para que os profissionais possam responder, com assertividade, às necessidades de comunicação impostas pelos novos tempos.

Indique a um amigo

Objetivos gerais

Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos técnicos (notas técnicas, notas informativas, relatórios, pareceres, despachos), aplicados ao contexto administrativo, de maneira clara, precisa, concisa.

Ao final do treinamento o participante deverá ser capaz de:
•    Conhecer novas técnicas redacionais, visando atender plenamente às necessidades informacionais do leitor quanto à clareza e à praticidade das informações a serem prestadas;
•    Elaborar relatórios e pareceres em conformidade com a norma culta, atendendo aos princípios de clareza, precisão e concisão;
•    Eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar "ruídos" no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade da informação;
•    Sensibilizar o servidor para a importância do técnico na análise técnica apresentada aos gestores da instituição ou aos Órgãos de Controle;
•    Aprimorar os documentos técnicos com o consequente aprimoramento na tomada de decisão que dependem de análises técnicas;
•    Despertar no treinando a consciência de que comunicação é um processo constante de crescimento.

A quem se destina

Direcionado a Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos, manuais, cartas, ofícios, relatórios de pesquisa, relatórios de gestão e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.

Conteúdo programático

•    A comunicação e sua importância
•    Competência textual: escrever de forma adequada
•    A elaboração do texto – mecanismos geradores
•    O uso da linguagem técnica
•    Os níveis de linguagem
•    Estilo e linguagem do moderno texto técnico
•    Semântica: palavras e expressões adequadas
•    Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor;
•    Como adequar a linguagem ao público e ao contexto situacional da mensagem;
•    Como evitar vícios de linguagem, capazes de afetar a credibilidade do redator e, consequentemente, da instituição a que pertence.

Características do texto técnico
-    Coesão
-    Clareza
-    Coerência
-    Objetividade
-    Concisão
-    Correção Gramatical
-    Precisão
-    Relevância
      
Vícios de Linguagem
-    Prolixidade
-    Ambiguidade
-    Pleonasmo ou Tautologia
-    Estrangeirismo
-    Jargão Fora de Contexto
-    Clichês
-    Gerundismo
-    Chavões
           
Construindo a lógica das informações
•    A ordenação de ideias visando à coerência textual;
•    Os elementos da coesão textual, fundamentais para o encadeamento das ideias entre parágrafos.
 
Expandindo o texto
•    A divisão do texto em partes, capítulos, seções e subseções;
•    A organização e a expansão do corpo do texto;
•    A estrutura Deve/Pode/Convém;
•    Os anexos, as notas pé-de-página e as notas de texto.

Argumentação do Texto Técnico
•    Macroestrutura do texto argumentativo
•    Formas de persuasão
•    Argumentos e contra-argumentos
•    Conceitos e estrutura de documentos técnicos
•    Técnicas para escrever documentos técnicos
•    Hipótese e tese
•    Conceito, importância, especificidades e impacto na gestão
•    Estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão
•    Recursos de formatação e ilustração

* A revisão gramatical será feita, de forma assistemática, com base nas dificuldades apresentadas pelos treinandos ao longo do curso.
Gramática Oficial (atualizada pelas novas regras ortográficas válidas a partir de 1º de janeiro de 2016), aplicada aos documentos administrativos e relatórios, pareceres e notas técnicas.

 

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Instrutor

Equipe Super

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

Mais Cursos