Central de Atendimento
Telefone de Contato
0800 724 7720
(67) 3348 3300

Programa BIM – BUILDING INFORMATION MODELING para Órgãos Públicos

E seus benefícios para compras governamentais e obras públicas

 

O país precisa ser mais eficiente, reduzir custos, garantir segurança e sustentabilidade quando se trata de construção civil. É fundamental que os projetos no Brasil tenham mais qualidade e previsibilidade.
O BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção tem se consolidado como um novo paradigma para o desenvolvimento de empreendimentos de arquitetura e de engenharia, considerando todo seu ciclo de vida, desde a concepção do projeto, o acompanhamento e controle de obras e a realização da gestão e manutenção de edificações e obras de infraestrutura.
O BIM impõe à indústria nacional o desafio de superação do atraso em relação aos avanços já alcançados em outros países. Ao setor público cabe a tarefa de induzir essa mudança, tornando a metodologia BIM requisito indispensável no planejamento, acompanhamento e fiscalização de obras públicas.
A utilização do BIM aprimora muitas práticas do setor da construção e traz diversos benefícios ao mercado, tanto pelo lado daqueles que participam da cadeia de produção (oferta) quanto dos proprietários e contratantes (demanda).
O BIM aumenta a confiabilidade nas estimativas de custos e no cumprimento dos prazos, reduz a incidência de erros e imprevistos, garante uma maior transparência no processo de compra e confere maior qualidade às obras.
Para que o Brasil possa realizar uma mudança radical no cenário atual da construção civil é imprescindível adotar novas tecnologias e novas concepções de trabalho e, nesse sentido, a adoção da metodologia BIM apresenta-se como desafio incontornável.

05 a 06 de maio de 2020
Campo Grande/MS

Objetivos Gerais

Apresentação de fundamentos BIM, orientações para implantação do BIM nos órgãos públicos e recomendações para contratação de projetos em BIM para obras públicas.

A quem se destina

- Gestores e fiscais de obras públicas;
- Servidores encarregados pela realização da licitação, contratação, recebimento e aprovação de projetos;
- Procuradores; Advogados, Consultores e Peritos Judiciais;
- Membros de comissões de licitação; Pregoeiros; Comissões de apoio ao pregoeiro;
- Orçamentistas, Projetistas e Empresas de Engenharia/Consultiva;
- Engenheiros, Arquitetos e Construtores;
- Auditores e servidores de Órgãos de Controle Interno e Externo;
- Gestores e servidores públicos e profissionais envolvidos com o processo de contratação e concorrência pública de infraestrutura.

Conteúdo programático

DESTAQUES DO CURSO
- BIM para obras de infraestrutura;
- Apresentação dos principais aspectos para implementação do BIM nos órgãos públicos;
- Recomendações para contratação de projetos em BIM;
- Alinhamento ao Decreto nº 9983/19 que trata da Estratégia BIM BR de disseminação do BIM nos órgãos públicos
- Atendimento ao Projeto de Lei da Nova Lei de Licitações que prevê o uso preferencial do BIM nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura


SUMÁRIO
1) FUNDAMENTOS DO BIM
2) NÍVEIS DE BIM – ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
3) MOTIVAÇÃO PARA USO DO BIM
4) CASOS DE USO DO BIM
5) DIFERENÇAS ENTRE PROJETOS CAD E PROJETOS BIM
6) INTEROPERABILIDADE BIM
7) SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO
8) BIM PARA PROJETOS, ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO DE OBRAS
9) BIM PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA
10) BIM INTEGRADO AO GIS
11) IMPORTÂNCIA DO BIM PARA COMPRAS PÚBLICAS
12) RECOMENDAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DO BIM
13) FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS COM USO DO BIM
14) CONTRATAÇÃO DE PROJETOS EM BIM
15) MODELOS DE EDITAIS DE LICITAÇÃO EM BIM

Instrutor(a)

Washington G. de Moura Luke

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN/RJ). • Engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). • MBA em Governança Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). • Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB/DF). • Foi chefe da Seção de Projetos da Diretoria de Obras Militares do Exército Brasileiro onde trabalhou como BIM Manager além de pertencer a equipe de desenvolvimento do Sistema OPUS. • Professor Universitário de Estruturas de Concreto Armado pelo IESB em Brasília. • Professor de Pós-Graduação BIM para Projetos de Infraestrutura pela Universidade de Brasília (UnB) • Professor de Pós-Graduação BIM para Gerenciamento da Construção Civil pelo Instituto ESB. • Autor do Livro Engenharia Civil da Coleção Perito Criminal Federal pela Editora Saraiva • Atuou como membro do Grupo Técnico do Ministério da Defesa para elaboração da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no âmbito do Governo Federal. • Trabalhou como Assessor Especial no Escritório de Gestão de Riscos do Departamento de Engenharia do Exército • Foi conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção (CONSIC) da FIESP • Coordenador-Executivo da Frente Parlamentar do BIM na Câmara dos Deputados • Relator do GT BIM para Infraestrutura da ABNT/CEE-134 - Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (BIM) • Diretor do Master Internacional em BIM Management para Infraestruturas, Engenharia Civil e GIS da ZIGURAT • Atualmente, trabalha como Coordenador-Geral de Modernização e Gestão Estratégica do DNIT

Local

Grand Park Hotel – Av. Afonso Pena, 5282 – Chácara Cachoeira

Campo Grande/MS

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Horário: 8:30 às 12:00 e 13:30 às 18:00.

Incluso: Pasta em couro ecológico, Apostila, Caneta com marca texto, Certificado e Coffee Break.

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 2.280,00

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Cursos Presenciais - A SUPER CURSOS não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido gastos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.
Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 48 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

Mais Cursos