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CURSO FISCALIZAÇÃO E GESTÃO DE CONTRATOS EM BIM - BUILDING INFORMATION MODELING PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS

Apresentação

O que garante o sucesso de uma contratação de uma obra pública é, além da qualidade do projeto básico, a atuação eficiente da fiscalização. Entretanto, para garantir a conclusão da obra dentro dos custos e prazos acordados, e atendendo os requisitos de qualidade, é exigido do fiscal conhecimento técnico, legal e gerencial. A área técnica é bem atendida com a formação acadêmica, porém, poucos gestores possuem conhecimentos legais e gerenciais suficientes para uma boa gestão contratual. Além disso, saber adotar as melhores ferramentas gerenciais e informatizadas, tanto na elaboração dos projetos como na execução dos empreendimentos, é fundamental para o sucesso da contratação.
Destacamos que foi aprovado pelo Senado, em 10 de dezembro de 2020, o Projeto de Lei 4.253/2020, que, além de estabelecer novas normas gerais de licitação e contratação para a administração pública e modificar leis correlatadas, visa a revogar a atual Lei 8.666/1993. No texto do projeto, fazemos especial menção ao § 3º do art. 19, que abarca mais uma novidade ao definir que nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO (Building Information Modelling – BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la.
O próprio relator do Projeto de Lei entendeu que o BIM é instrumento moderno de planejamento de obras e que tem o efeito de aumentar significativamente a precisão do projeto, reduzindo as margens de erros e gerando economia.
Considerando essas necessidades, o conteúdo do curso procura disponibilizar os mais completos conceitos técnicos e jurídicos para aqueles responsáveis pelo êxito da conclusão das OBRAS PÚBLICAS e SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, sempre com base na jurisprudência dos Tribunais, em especial a do Tribunal de Contas da União – TCU.
Todas as principais etapas do GERENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS desses objetos serão apresentadas aos alunos de forma a proporcionar uma visão completa e sistêmica sobre o tema e evitar falhas comuns que comprometem o normal andamento dos empreendimentos públicos, nos aspectos de CUSTO, PRAZO E QUALIDADE.

15 a 16 de setembro de 2022

Objetivos Gerais

Com uma abordagem prática, o curso visa preparar profissionais da Administração Pública para a fiscalização de contratos públicos de obras e serviços de engenharia apresentando os princípios e preceitos legais alinhados aos conceitos metodológicos do BIM (Modelagem da Informação da Construção).

A quem se destina

• Gestores e fiscais de obras públicas;
• Servidores encarregados pela realização da licitação, contratação, recebimento e aprovação de projetos;
• Procuradores; Advogados, Consultores e Peritos Judiciais;
• Membros de comissões de licitação; Pregoeiros; Comissões de apoio ao pregoeiro;
• Orçamentistas, Projetistas e Empresas de Engenharia/Consultiva;
• Engenheiros, Arquitetos e Construtores;
• Auditores e servidores de Órgãos de Controle Interno e Externo;
• Gestores e servidores públicos e profissionais envolvidos com o processo de contratação e concorrência pública de infraestrutura.

Conteúdo programático

1º Parte – INTRODUÇÃO AO BIM (8 horas) - Professor Washington Luke

1. Motivação para uso do BIM

2. Comparação entre CAD e BIM

3. O que não é BIM

4. Uma definição de BIM

5. Casos de Uso do BIM

6. Dimensões do BIM

7. Softwares BIM

8. Bibliotecas BIM

9. Interoperabilidade BIM

10. Decretos BIM

11. Estratégia Nacional de Disseminação do BIM

12. Portaria BIM do Ministério de Infraestrutura

13. Frente Parlamentar BIM

14. Normatização BIM ABNT

15. Normas e Guias BIM

16. Plataforma BIM BR

17. BIM para Edificações

18. BIM para Infraestrutura

19. BIM integrado ao GIS

20. BIM Mandate

21. Nível de Maturidade BIM

22. Plano de Implantação BIM

23. Plano de Execução BIM

24. Dicas para contratação de projetos em BIM


2º Parte – Licitação e Gestão Contratual (8 horas) - Professor André Kuhn

1. Introdução.

2. Aplicabilidade da legislação vigente em licitações e contratos de obras e serviços de Engenharia.

3. Cuidados na elaboração no edital de licitação e seus anexos;

4. Projeto Básico x Projeto Executivo

5. Como analisar um projeto

6. A importância do orçamento de referência

7. Condições de habilitação dos licitantes

8. Definição de preço inexequível

9. Cláusulas contratuais necessárias

10. O objeto do contrato

11. O preço e as condições de pagamento

12. Os prazos

13. As garantias contratuais

14. Formas de execução de obras e serviços de engenharia

15. Reajustamento x Reequilíbrio Econômico-financeiro

16. Alteração contratual referente a erros de quantidades no orçamento em empreitada por preço global

17. Atribuições da fiscalização

18. Especificações técnicas – definições

19. Consequências de editais mal elaborados e projetos básicos falhos na gestão do contrato público;

20. Atuação da fiscalização em contratos públicos – o poder do fiscal;

21. Principais problemas em contratos e como solucioná-los à luz da legislação;

22. Procedimentos para realizar aditivos contratuais;

23. A visão dos órgãos de controle em relação ao procedimento licitatório e a gestão do contrato.

24. Medição e recebimento dos serviços

25. Critério de quantificação de serviços.

Instrutor(a)

- Equipe Supercia

Washington G. de Moura Luke - Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN/RJ). • Engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). • MBA em Governança Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). • Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB/DF). • Foi chefe da Seção de Projetos da Diretoria de Obras Militares do Exército Brasileiro onde trabalhou como BIM Manager além de pertencer a equipe de desenvolvimento do Sistema OPUS. • Professor Universitário de Estruturas de Concreto Armado pelo IESB em Brasília. • Professor de Pós-Graduação BIM para Projetos de Infraestrutura pela Universidade de Brasília (UnB) • Professor de Pós-Graduação BIM para Gerenciamento da Construção Civil pelo Instituto ESB. • Autor do Livro Engenharia Civil da Coleção Perito Criminal Federal pela Editora Saraiva • Atuou como membro do Grupo Técnico do Ministério da Defesa para elaboração da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no âmbito do Governo Federal. • Trabalhou como Assessor Especial no Escritório de Gestão de Riscos do Departamento de Engenharia do Exército • Foi conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção (CONSIC) da FIESP • Coordenador-Executivo da Frente Parlamentar do BIM na Câmara dos Deputados • Relator do GT BIM para Infraestrutura da ABNT/CEE-134 - Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (BIM) • Diretor do Master Internacional em BIM Management para Infraestruturas, Engenharia Civil e GIS da ZIGURAT • Atualmente, trabalha como Coordenador-Geral de Modernização e Gestão Estratégica do DNIT.

 

André Kuhn - Profissional certificado por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo International Cost Engineering Council – ICEC. Mestre em Engenharia Civil na Universidade Federal Fluminense (UFF) (Tema de Dissertação: Qualidade e Licitação de Obras Públicas: uma Análise Crítica); graduado em Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), no Instituto Militar de Engenharia (IME); Bacharel em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Palestrante em cursos e seminários sobre Licitações e Contratos de Obras Públicas; professor de pós-graduação do Ibmec; Pesquisador do “Engineer Research and Development Center” (ERDC), do Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE), em 2007; até 2011, Tenente Coronel do Quadro de Engenheiros da DOC (Diretoria de Obras de Cooperação do Exército Brasileiro) sendo engenheiro responsável pela análise do planejamento de obras de cooperação do Exército Brasileiro com diversas instituições; autor do livro: Qualidade e Licitação de Obras Públicas: uma Análise Crítica, Editora Appris; nomeado em 2011, a convite do Diretor Geral, para exercer cargo em comissão no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, como Coordenador Geral de Desenvolvimento e Projetos – CGDESP. Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal de 2014 a 2019. Diretor Executivo do DNIT de 2019 a 2020. Atualmente Diretor Presidente da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Local

Curso EAD síncrono (online - ao vivo)

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Horário: 8h30 às 12h30 e de 14h às 18h (horário Brasília)

Incluso: Apostila em PDF, Certificado

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 1.880,00
Aceitmos Nota de Empenho como garantia de pagamento.

Formato: Curso EAD Síncrono (on line ao vivo)

 

•Interação em uma plataforma de aulas ao vivo entre professor e alunos.

•O conteúdo é adequado para essa nova configuração de capacitação online, com a mesma qualidade dos cursos presenciais. 

•Todos poderão se comunicar com o instrutor, tanto através de chat como por microfone.

•Os participantes receberão login e senha para acesso a plataforma segura, com transmissão por áudio, vídeo, chat e compartilhamento de conteúdo e, nos dias e horários marcados participarão das aulas.

•Apostila em PDF enviada por email ao responsável em até 24 horas antes do início do curso.

•Certificado 

•O curso ficará gravado e disponível para revisão da matéria por 24 horas.

 

Os participantes deverão possuir os requisitos técnicos recomendados:

 

•Computador e processador: Mínimo de 2 GHz (ou superior) (32 bits ou 64 bits).

•Memória: 4 GB de RAM

•Disco rígido: 3 GB de espaço em disco disponível

•Display: Resolução de tela 1024 x 768

•Hardware gráfico: Mínimo de 128 MB de memória gráfica

•Sistema operacional: Windows Server 2012 R2+, Windows 10 ou Windows 8.1 de 32 bits e 64 bits. Para obter uma melhor experiência, use a versão mais recente do sistema operacional.

•Versão do .NET: Exige .NET 4.5 CLR ou posterior

•Dispositivos: Câmera de notebook (opcional), microfone e alto-falantes padrão

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

Cursos Presenciais - A SUPER CURSOS não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido gastos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 48 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

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