Central de Atendimento
Telefone de Contato
0800 724 7720
(67) 3348 3300

Curso Análise e Interpretação de Balancetes e Balanços

Aspectos Gerais e Específicos de Acordo com o MCASP da STN

06 a 08 de novembro de 2019
Belo Horizonte/MG

Objetivos Gerais

Capacitar os alunos a classificar, interpretar e analisar os elementos componentes dos balanços do setor público decorrentes das transações de natureza orçamentária, financeira e patrimonial, típicas da Administração Pública, visando capacitá-los para o melhor desenvolvimento das atividades de análise e interpretação de balanços e elaboração das principais notas explicativas exigidas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP).

A quem se destina

Destina-se a profissionais que atuam nas áreas contábil, controle interno e externo, jurídica, administração orçamentária e financeira do setor público e a profissionais do setor privado que prestem assessoria ou consultoria a órgãos públicos, bem como diretores, gerentes e outros executivos de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Conteúdo programático

Módulo I - Visão Geral dos Demonstrativos Aplicados ao Setor Público
a - Introdução
b - Legislação Aplicada
c - Análise dos impactos nos balanços das principais transações do setor público
d – Análise de balancete de acordo com as exigências do MCASP

Módulo II
a – Balanço Orçamentário:
- Conceito, Conteúdo e Estrutura
- Revisão Analítica (análise vertical)
- Principais Indicadores Financeiros

b - Balanço Patrimonial:
- Conceito, Conteúdo e Estrutura
- Revisão Analítica (análise vertical e horizontal)
- Principais Indicadores Financeiros

c - Demonstração das Variações Patrimoniais:
- Conceito, Conteúdo e Estrutura
- Revisão Analítica (análise vertical e horizontal)
- Principais Indicadores Financeiros

d - Balanço Financeiro:
- Conceito, Conteúdo e Estrutura
- Revisão Analítica (análise vertical e horizontal)
- Principais Indicadores Financeiros

e - Demonstração dos Fluxos de Caixa:
- Conceito, Conteúdo e Estrutura
- Revisão Analítica (análise vertical e horizontal)
- Principais Indicadores Financeiros

Francisco Glauber Lima Mota

Instrutor(a)

Francisco Glauber Lima Mota

Mestre em Contabilidade pela Fundação Universidade de Brasília – UnB; Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Graduado em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul; Especialista nas áreas financeira e operacional (convênio BEC-BNB); Especialista em políticas públicas e gestão governamental pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP; Contador da Câmara dos Deputados; Professor licenciado do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB; Consultor de empresas de informática para a área de contabilidade pública (ASPEC, FIORILLI); Parecerista da Revista Catarinense da Ciência Contábil, editada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina; Autor dos livros Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Suplemento e Curso de Siafi – Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira Federal; Autor de artigos científicos aprovados em congressos nacionais e internacionais; Autor de artigos publicados no Boletim de Administração Pública Municipal; Membro do Grupo Técnico de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda; Membro da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal ACICONDF; Agraciado com a medalha “Mérito Contábil Acadêmico”, em 2013, iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do DF.

Local

Hotel Promenade Pancetti - Rua Pernambuco, nº 1045 - Savassi

Belo Horizonte/MG

Mais Informações

Carga Horária: 24 h/a

Horário: 8:30 às 12:00 e 13:30 às 18:00.

Incluso: Pasta em couro ecológico, Apostila, Caneta com marca texto, Certificado e Coffee Break.

Dados Bancários

Banco Bradesco: Ag.3585-8 c/c:4726-0

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 2.380,00

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da Supercia: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Cursos Presenciais - A Supercia não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido gastos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.
Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 48 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

Mais Cursos